Resort nas Maldivas: como escolher um?

Escolher um resort nas Maldivas não é tarefa fácil. Há centenas deles e você tem que levar em consideração diversos pontos na escolha.

Foto em uma rede no kihaa - um resort nas maldivas
Soraya no Kihaa – um resort nas Maldivas

Como chegar até seu resort nas Maldivas

Definitivamente esse é um dos pontos mais importantes. As Maldivas é considerado um país pequeno em quilometragem, mas a sua extensão não é pequena e algumas ilhas são consideravelmente distantes.

Você chegará aeroporto em na ilha de Hulhumale, que é conectada pro uma ponte à capital do país, Male. Nessas duas ilhas não existem resorts e as praias não são as mais bonitas (Male por exemplo só tem praia artificial). Mas saiba que é ali que a verdadeira Maldivas acontece, portanto se o seu interesse não for apenas resorts sugiro que você confira esse post.

Da ilha do Hulhumale até seu resort nas Maldivas você poderá pegar um speedy boat, para os resorts mais próximos, um seaplane (hidroavião). Para os resorts mais distantes ou fazendo uma combinação vôo doméstico + speedy boat.

Normalmente os resorts nas Maldivas não aceitam outros transfers a não ser o próprio do hotel e eles ficam em uma ilha exclusiva (um ilha pra cada hotel) é ai que mora o problema. 

Seaplane da Manta Air nas Maldivas
Seaplane ou hidroavião – um dos modos de chegar até seu resort nas Maldivas

Os resorts podem cobrar verdadeiras fortunas para o trajeto do aeroporto até a ilha onde fica o hotel. Oos mais distantes você necessariamente terá que pegar outro vôo. O trajeto de seaplane sai por pelo menos U$200 o trecho por pessoa, já o speedy boat há resorts que cobram U$50 o trecho por pessoa (chegando até U$800 para você ter uma experiência exclusiva em um iate de luxo).

O seaplane é um avião bem pequeno, que balança um pouco, principalmente no pouso. Talvez isso seja um impeditivo para um hotel que você tenha que chegar necessariamente de seaplane.

Orçamento

Nas Maldivas tem orçamento pra todos os bolsos. Se caso o seu esteja apertado sugiro ler o artigo sobre quais ilhas locais visitar e fugir dos resorts. Mas se a sua viagem for focada nos resorts há também de todos os preços.

Importante também verificar quais os tipos de passeios estão incluídos. Alguns resorts oferecem atividades como Kayak e o equipamento de snorkel de graça, outros até passeio de barco está incluído.

Plano de refeições no resort nas Maldivas

Esteja atento ao plano de refeições que o resort oferece. Normalmente os resorts oferecem o sistema all inclusive, onde tudo está incluído, como o nome já diz. Mas é muito importante se atentar aos detalhes, é bem comum nos resorts das Maldivas ter o all inclusive e o all inclusive premium, onde apenas nesse último as bebidas alcoólicas estão incluídas.

Alguns resorts oferecem até passeios e veículos aquáticos não motorizados (como Kayak, prancha de surf, stand up e vela) no sistema all inclusive, extendendo para além das refeições. Pode ser muito interessante e talvez você consiga economizar, portanto sempre avalie.

E se caso no seu resort não tiver ou você não opte por um all inclusive procure saber os preços das refeições antes de ir. Os preços das refeições separadas podem ser mais altos do que o valor do all inclusive.

Outro formato é o de ter as 3 refeições incluídas, dessa forma lanches no meio do dia e bebidas estão excluídas. O regime de meia pensão conta com 2 refeições, normalmente café da manhã e jantar. Como os resorts são em ilhas exclusivas você terá que fazer suas refeições ali mesmo, sem muitas opções.

O sistema all inclusive é muito válido pra quem gostar de prever os gastos antecipadamente, mas é também, normalmente, a forma mais custosa. Sempre avalie o que faz mais sentido pra você.

Lista de atividades disponíveis

A maioria das atividades disponíveis estão ligadas com o mar. Então você poderá optar for fazer snorkel, mergulho, andar de jet ski, andar de Kayak, passeio de barco pra ver os golfinhos, passeio de barco ao pôr do sol. Mas há também os serviços de spa que os resorts nas Maldivas oferecem, que, aliás, são muitos bons e normalmente feitos por imigrantes do Sudeste Asiático, mestres em fazer massagem.

Passeio de Kayak

Pra quem gosta de snorkel é sempre bom pesquisar se o recife de corais ao redor do resort é bom e bem preservado, dessa forma você conseguirá fazer snorkel por conta própria.

Como o a vida marinha do país é riquíssima há pontos específicos onde você pode avistar alguns tipos de animais, como as arraias mantas, os tubarões baleia, tubarão martelo entre outros. Se caso você quiser ver algum deles é importante verificar a localização do seu resort e se eles oferecem esse tipo de passeio.

Tipo de Hospedagem Oferecida

Engane-se quem acha que todos os resorts nas Maldivas tem bangalôs sobre as águas, ou só esse tipo de quarto. Sim, na maioria está disponível esse tipo de hospedagem, mas não são em todos e normalmente são apenas alguns quartos disponíveis, a maioria é em terra firme, ou seria melhor, areia firme.

Bangalô sobre as águas

As bangalôs sobre as águas chegam a custar 10x mais que uma quarto dentro da ilha, mas se esse for seu sonho procure bem, há hotéis que esse tipo de quarto não é tão mais caro. Ter ou não piscina privativa também diferencia no preço e você nem usá-la tanto assim.

Outro ponto a se levar em consideração é pra qual direção está a vista do bangalô, algumas vezes a vista pode ser pra dentro do resort ou pra uma ilha local e não ser aquele mar sem fim que você tanto sonhou. A direção do nascer e pôr do Sol normalmente são taxadas de forma diferenciadas. Caso você goste de dormir até tarde um bangalô voltado para o nascer do sol pode não ser a melhor opção pra você e a direção do pôr do sol costuma se mais cara.

Avaliações

Pode parecer bobo, mas é importe isso para todos os hotéis ou resort nas maldivas que você vai ficar. Sempre leia as avaliações, não apenas de um site, mas busque também no Tripadvisor, no Google Maps, e em sites de hospedagem como o Booking e Agoda. 

Não tenha preguiça de olhar as fotos e de ler os comentários. É nessas horas que você descobre como está a manutenção dos resorts, taxas extras que cobram, as furadas e as coisas boas do resort.

Estilo do Resort nas Maldivas

Com tantos resorts nas Maldivas eles foram se adequando ao público que normalmente recebiam há para todos os gostos. 

Há resorts mais focados em receber famílias, outros já são mais animados, outros mais focados em receber casais, outros focados no público LGBT+. 

Idade do Resort

Pode parecer estranho eu falar isso, mas todos os resorts nas Maldivas ficam à beira mar e a maresia costuma danificar as coisas com mais rapidez que terras mais distantes do oceano. 

Se o hotel for antigo e, principalmente, não tiver tido reformas frequentes. Você corre o risco de pegar aquele famoso quarto “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, ou seja, nas fotos está lindo, mas quando você chega vê que precisa de manutenção.

Taxas Incluídas

Algumas taxas nas Maldivas podem ser bem caras, eles incluem taxas ambientais, turísticas, impostos. Alguns hotéis já incluem tudo no preço, outros você só fica sabendo do final. Há hotéis que chegam a cobrar 40% extra relacionado às taxas, portanto antes de fechar verifique o deverá ser pago quando chegar no hotel e o quais taxas já estão incluídas no preço.

Se caso quiser saber mais mais sobre os pacotes nas Maldivas clique aqui.

Similar Posts